Dicas - Plantar em Casa, Fruticultura

Folhas pretas nos citros, como eliminar a fumagina

A presença de folhas pretas nos citros é um problema muito comum na rotina de quem cuida de plantas cítricas, como laranjeiras e limoeiros,  mas que também gera muitas dúvidas. Afinal, o que fazer para eliminar este problema e garantir uma planta saudável com frutos suculentos?

Se você está passando por esse tipo de problema e também quer saber como acabar com as folhas pretas continue sua leitura. Confira!

Veja também o vídeo a seguir, com minhas dicas para o Canal Plantar em Casa

O que são folhas pretas nas laranjeiras e limoeiros?

Também conhecido como fumagina, as folhas pretas nos citros correspondem a uma praga comum em algumas plantações. Esta condição é causada pelo desenvolvimento de fungos de coloração escura que se alimentam das substâncias expelidas pelos pulgões, moscas pretas e cochonilhas, formando uma espécie de fuligem sobre as folhas.

Com isso, há uma redução na fotossíntese, bem como na respiração e transpiração das plantas, o que compromete seu desenvolvimento. Ou seja, à medida que há uma evolução das folhas pretas nos citros, a planta vai se definhando e não consegue produzir frutos.

Folhas pretas nos citros, como eliminar a fumagina

Felizmente existem meios de controlar a ação desta praga. Mas, para isso, é essencial que se identifique o tipo de praga que está agredindo as suas plantas. Somente dessa forma é possível adotar medidas eficientes no combate do fungo causador da fumagina bem como do inseto.

Como acabar com folhas pretas nos citros

Muitas vezes é comum ver pessoas buscando soluções para tratar os fungos que causam as folhas pretas. Nesse caso, o problema até pode ser resolvido em um primeiro momento. Mas, com o tempo, ele sempre volta a acontecer.

Folhas pretas nos citros, como eliminar a fumagina

Folhas infestadas com Pulgões Pretos

Geralmente isso ocorre porque houve o combate apenas do fungo. Para eliminar de vez as folhas pretas nos citros, o ideal é buscar meios de eliminar o fungo, bem como a fonte do problema, que são os insetos (mosca preta, pulgões e cochonilhas).

Folhas pretas nos citros, como eliminar a fumagina

Cochonilhas em galho de Citros

Nesse caso, existem algumas receitas caseiras que você pode fazer para acabar com esse tipo de praga em suas plantações.

Primeiramente elimine os insetos, cochonilhas, mosca preta e pulgões

Solução 1: Mistura simples com óleo e detergente neutro

Para preparar a solução que vai eliminar os insetos envolvidos com a presença da fumagina nos citros é muito simples. Basicamente, você vai precisar dos seguintes itens:

  • 10 ml de detergente neutro
  • 10 ml de óleo vegetal para plantas (Óleo Vegetal Dimy ou similar)
  • 1 litro de água

Com os itens em mãos, basta misturar todos eles em um recipiente e em seguida aplicar sobre as plantas. De preferência, faça a aplicação sempre ao final da tarde. Se preferir, no lugar do óleo vegetal para plantas, como o Óleo Dimy, você também pode usar óleo de soja, mas o ideal é seguir a receita conforme descrito acima.

Solução 2: Óleo de Neem

Outra solução que você também pode usar para eliminar os insetos é a produzida com óleo de Neem. Para preparar esta solução é muito simples. Você vai precisar de:

Misture o óleo de Neem ao litro de água e sua solução estará pronta. Ao aplicar esta solução nas plantas, os insetos param de respirar. Além disso, a solução com óleo de Neem também possui uma ação repelente, que ajuda a afastar os insetos de suas plantas.

Detergente neutro + óleo vegetal ou óleo de neem de ótima qualidade

Reforce as defesas de suas plantas e afaste os insetos com o Enxofre

Para garantir que os insetos não voltem tão cedo e que a sua planta consiga se defender de uma melhor forma, você pode usar um produto para aplicação foliar a base de Enxofre, como a Calda Sulfocálcica Tradicional, a Sulfocal/Sulfoc ou Enxofre Dimy. 

No geral, recomenda-se aplicar o produto escolhido a base de enxofre com uma semana após ter aplicado a solução para eliminar os insetos. Quando a frequência, o ideal é fazer aplicações a cada 30 dias.

Seguindo corretamente as orientações acima e aplicando as soluções para insetos, assim como para fungos, você terá condições de acabar com as folhas pretas nos citros. Mais que isso, adotando essa medida de controle, você também ajuda a fortalecer sua planta. Assim, ela fica livre de pragas e se desenvolve corretamente gerando frutos de qualidade.

Folhas pretas nos citros, como eliminar a fumagina

Produtos a base de Enxofre, que podem ser usados na prevenção de insetos e para fortalecer a planta

Aplicação de Calda Bordalesa contra a fumagina

Ao se certificar que não há mais infestação de moscas pretas, cochonilhas e pulgões, você poderá fazer uma aplicação de Calda Bordalesa tradicional ou Bordamil para acelerar o processo de erradicação da fumagina e limpeza das folhas. Você verá que logo nas primeiras chuvas as suas plantas terão novamente folhas verdes e saudáveis.

Gostou do artigo sobre como acabar com folhas pretas nos citros? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e ajudar outras pessoas que também passam por esse problema, mas não sabem como eliminar as folhas pretas de suas plantas!

 

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.